Como cadastrar e inscrever novo usuário no Moodle

Vale lembrar que para um usuário participar de um curso no Moodle, são necessários dois passos: 1) cadastro do usuário no site e; 2) inscrição do usuário no curso desejado. Vamos aos detalhes dos dois passos:

1) Cadastro do usuário no site: esta etapa só pode ser feita pelo Administrador do site. Portanto se você exerce outro perfil no site que não seja o de Administrador, precisará entrar em contato com a Administração para solicitar o cadastramento de um novo usuário. O cadastramento de um usuário no site é feito uma vez só, depois de cadastrado, ele poderá ser inscrito pelos Professores em quantos cursos forem necessários. Vamos ao passo-a-passo:

  • Primeiramente, logue no site, como Administrador, com seu usuário e senha. Vá no bloco de menus “Administração do site”, clique em “Usuários”>”Contas”>”Acrescentar novo usuário”.

 

  • Irá abrir um formulário de cadastro a ser preenchido com os dados do novo usuário. Preencha-o. Observe que há campos obrigatórios, os quais, se deixados em branco, não permitirão o cadastramento. Não se esqueça de clicar em “Criar usuário” no final da página.

 

2) Inscrição do usuário no curso desejado: esta etapa pode ser realizada, além do próprio Administrador, pelo Professor ou Gerente de cursos.

  • Para isso, entre com o seu usuário e senha, acesse o curso onde deseja inscrever o cursista cadastrado, vá no bloco “Administração”, clique em “Administração do curso”>”Usuários”>”Usuários inscritos”.

 

  • Irá abrir uma página com todos os usuário inscritos no curso (caso haja algum já inscrito), encostado na margem direita desta página aparecerão dois botões “Inscrever usuários”, um acima da lista de usuários inscritos, e outro abaixo. Clique sobre um deles (qualquer um).

 

  • No centro da tela abrirá uma pequena janela com a lista de todos os usuários cadastrados no site (mas não inscritos no curso) (B). Desta lista você escolherá aqueles que deseja inscrever no seu curso. Note que abaixo da lista há uma caixa de pesquisa para que você digite o nome do usuário e o encontre com mais facilidade (C). Clique no botão “Inscrição”, na frente do nome do cursista para inscrevê-lo no curso (B). Não se esqueça de clicar em “Concluir a inscrição de usuários” na parte inferior da tela de inscrição (D). Certifique-se, também, de que os alunos que serão inscritos estão com a função “Estudante” (A).

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