Como criar uma atividade de “Fórum” no Moodle 2.6

Esta é uma atividade de discussão importantíssima. Os “Fóruns” têm diversos tipos de estrutura e podem incluir a participação recíproca de cada mensagem, nas quais os alunos e o professor podem interagir uns com os outros. Para criar um Fórum, siga os passos a seguir:

  • Acesse a página principal do curso onde deseja inserir a atividade. Clique no botão “Ativar edição” que fica no canto superior direito da página, ou no bloco de menu “Administração”.

ou

  • Depois de ativada a edição, na página principal do seu curso, escolha o tópico onde deseja inserir a atividade “Fórum” e clique em “Adicionar uma atividade ou recurso”, que fica localizado na parte inferior, à direita, de cada tópico do curso.

 

  • Em seguida, na nova janela que se abrirá no centro da tela, escolha a opção “Fórum” e clique em “Acrescentar”, logo abaixo.

 

    • Aguarde abrir a página onde você fará as configurações do seu Fórum. Configure de acordo com as suas necessidades e, então, clique em “Salvar e voltar ao curso” ou “Salvar e mostrar”.

Os Fóruns possuem vários formatos que você pode escolher no campo “Tipo de Fórum”. Eles podem ter as seguintes características:

Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico – cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente as mensagens, sem limites de quantidades. Este formato é usado, por exemplo, nas atividades em que cada participante apresenta um tema a ser discutido e atua como moderador da discussão deste tema.

Fórum geral – é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.

Fórum Perguntas e Respostas – neste fórum um estudante pode ler as mensagens de outros somente após a publicação de sua mensagem. Depois disto pode também responder às mensagens do grupo. isto permite que a primeira mensagem de cada estudante seja original e independente.

Discussão simples – é um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *