Cuidados básicos que devemos ter com o celular para evitar lentidão e travamento

Os smartphones de hoje em dia ganharam super poderes se comparados com os celulares de alguns anos atrás. Eles se transformaram em computadores portáteis. No entanto, esses super poderes trazem consigo alguns inconvenientes. Com o passar do tempo começam a demonstrar lentidão do sistema e travamento ao usar os aplicativos. Alguns cuidados básicos podem amenizar esses problemas:

Mantenha a memória interna do seu aparelho mais “limpa” possível, siga as dicas abaixo:

  1. Exclua tudo o que não for necessário (fotos e vídeos, principalmente, pois ocupam muito espaço).
  2. Procure configurar o armazenamento das fotos e vídeos da sua câmera no cartão de memória (chamado também de “cartão SD”) para que não sejam salvas na memória interna.
  3. Adquira o hábito de enviar seus arquivos que não quer que sejam deletados para a Nuvem. Existem vários provedores gratuitos desse serviço no mercado. Se você utiliza o sistema Android no seu celular, então você já possui uma conta de e-mail no Gmail, o que lhe dá direito a 15 Gigas de armazenamento no seu Drive (recurso da Nuvem). Os arquivos enviados para o Drive (Nuvem) ficam seguros e podem ser excluídos do seu smartphone.
  4. Desinstale os aplicativos que você instalou e não usa ou que usa com pouca frequência (joguinhos, câmeras, lanternas etc.).  Aplicativos normalmente são atualizados automaticamente por versões mais novas e, consequentemente, mais potentes, o que vai exigir mais do seu sistema operacional do seu telefone, deixando-o mais lento. Além de que no momento dessas atualizações, se você for utilizar o aparelho, ele estará visivelmente mais lento ou travando por causa disso. É claro que tudo isso depende do seu equipamento. Quanto mais moderno e sofisticado, menos propensão desses problemas ocorrerem.
  5. E, por último, mas não menos importante, leve para um profissional periodicamente para formatar seu celular. Ele voltará para a configuração de fábrica. Tome cuidado para salvar arquivos que você não deseja perder. Essa ação não poderá ser desfeita.
  6. As redes sociais (Facebook, Whatsapp, Skype, Messenger etc. ) são algumas das ferramentas que mais consomem processamento do seu celular. Quando você está na internet elas ficam em constante tráfego de dados entre os milhares de usuários, mesmo que você não esteja com o aplicativo em uso. Mas esse é o preço de se estar conectado
  7. Whatsapp: Configure seus downloads de fotos, áudios e vídeos para que não sejam feitos automaticamente, dessa forma você não terá dezenas de mídias sendo baixadas a todo instante para o seu celular, tornando-o lento durante os downloads e lotando a memória interna do aparelho. Além disso, quando for deletar as conversas do seus grupos e amigos, certifique-se de que está excluindo também a fotoe/ou vídeo da conversa do seu celular, caso contrário, você somente apagará a conversa, mas o arquivo continuará no seu aparelho ocupando espaço.   Confira nos vídeos abaixo como configurar o download das suas conversas no Whatsapp e também como excluir as mídias que acompanham as conversas do celular:

sss

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *